A disciplina escolar é um problema que afeta a educação contemporânea de uma maneira geral e a busca de sua compreensão é um dos desafios que vêm sendo discutidos e debatidos por todos que buscam uma educação básica de qualidade. O presente artigo faz uma reflexão sobre o tema disciplina escolar e análise da indisciplina como estudo de caso na EEFM Dona Hilza Diogo de Oliveira da cidade de Fortaleza Ceará. Inicialmente discutiremos de uma forma geral o conceito de indisciplina, não levando em consideração os ambientes externos à escola e analisando sobre o prisma do universo escolar, suas principais características e formas de expressão. Destacaremos todas as ações que a escola implanta visando dirimir o crescimento de suas causas e características, sempre na tentativa de prevenir essas causas como forma mais adequada no enfrentamento do problema. O artigo apresenta também os números da indisciplina na EEFM Dona Hilza Diogo no último ano e finaliza com uma reflexão acerca dos números apresentados e a postura da escola em relação a atual situação disciplinar no qual se encontra, através da política bem definida sob o enfoque de uma gestão escolar com base democrática.

Djanir Maciel de Oliveira