Alunos da rede estadual de ensino vêm se destacando, significativamente, em feiras de Ciências e Engenharia, em níveis nacional e internacional. Entre os meses de abril e maio, quatro estudantes do Liceu de Maracanaú participarão de eventos na Polônia, Estados Unidos e Chile. Ao todo serão apresentados três projetos, um em cada país.

Entre os dias 24 e 29 de abril, o aluno Santiago Gonçalves estará representando o Liceu e seus colegas de equipe, Renan Gomes e Pâmela Cristina, na 16ª International Conference of Young Scientists (Icys), na Polônia. O jovem será acompanhado pela técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola (Cdesc), Helena Silva, e apresentará o projeto Aplicação de Novo Fluxos Energéticos – Uma Abordagem Realista da Energia Solar. O projeto abrange a utilização de módulos fotovoltaicos no armazenamento de energia solar com resultados na economia do consumo de energia elétrica.

No Chile, a partir do dia 27 de abril, será a vez do aluno Mateus Alex Barbosa, acompanhado por sua orientadora Maria das Graças França Sales, apresentar o projeto Produção de etanol a partir de hidrolisado obtido por tratamento térmico das algas verdes. O trabalho, que foi desenvolvido por Mateus e seus colegas Jorge Edson Pinheiro e Amauri Bezerra Filho, visa à preservação do meio ambiente, considerando que o etanol é menos poluente que os combustíveis fósseis utilizados atualmente. O estudante irá representar a escola no III Foro Internacional de Ciências e Ingeniería, em Santiago.