O presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, que também é articulador da Frente Norte/Nordeste em Defesa dos Precatórios do FUNDEF, Royalties para a Educação e Novo FUNDEB, participou do lançamento da Frente Baiana em Defesa do Financiamento da Educação. O lançamento ocorreu no I Encontro da Federação dos Trabalhadores da Educação Pública Municipal da Bahia, realizado nesta quinta-feira (06), em Lauro de Freitas. Estiveram presentes o presidente da ASPROLF, Valdir Silva, a presidente do SINDEDUCAÇÃO/Maranhão, Elisabeth Castelo Branco, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gamacho, e seu secretário de Educação, Paulo Gabriel Nacif.
O presidente Anizio Melo chamou a atenção do público presente para o fortalecimento da Frente Norte/Nordeste em Defesa da Educação Pública. Falou ainda da recente decisão do TCU, que agora ataca diretamente a subvinculação dos Precatórios do FUNDEF, impedindo que o dinheiro venha para o bolso do professor e do trabalhador da Educação. Anizio ressaltou também o pioneirismo do Sindicato APEOC na luta pelos Precatórios do FUNDEF, levantando a bandeira da subvinculação dos recursos,com 60% para valorização do Magistério e 40% para a manutenção da rede de ensino e pagamento de funcionários da Educação.
“Nossa luta vai continuar na Justiça, porém, chegou a vez da união de toda categoria, para mostrar aos que querem nos amordaçar, desqualificar e roubar nossas conquistas, que a Escola Pública, seus profissionais, estudantes e pais irão para luta, retomar nossa soberania, riquezas, direitos, liberdade e respeito”, destacou Anizio.
A próxima mobilização será em Fortaleza, no dia 10 de dezembro, às 14h, no Auditório Murilo Aguiar, Assembleia Legislativa. Uma Audiência Pública irá debater Precatórios do FUNDEF, Novo FUNDEB e Regulamentação da Lei dos Royalties. O evento será realizado pelo Sindicato APEOC, FETAMCE e SINDIUTE. No dia 13 de dezembro será a vez do Maranhão, com mobilziação da SINDEDUCAÇÃO.