DSC07016.site.800x

Os representantes do Sindicato APEOC eleitos na 12ª Plenária Estatutária da CUT-Ce representarão o movimento sindical da educação do Ceará na 14ª Plenária Estatutária da CUT-Brasil que ocorrerá no final de julho em São Paulo.

A bancada de delegados eleitos é composta pelos profissionais da educação, Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC e membro da Direção Nacional da CUT, Gilvan Azevedo, diretor do Sindicato APEOC, e Helder Nogueira, secretário geral da CUT-Ce.

Os 28 delegados e delegadas representantes do Sindicato APEOC na 12ª Plenária Estatutária da CUT-Ce cumpriram um papel estratégico na aprovação das emendas da educação propostas pelo Sindicato APEOC com o intuito de aprofundar os debates propostos pelo documento nacional.

A delegação foi coordenada pelo professor Juscelino Linhares, secretário geral do Sindicato APEOC e diretor nacional da CNTE:

Juscelino Linhares“As propostas da educação foram amplamente debatidas em todos os grupos e na plenária final. Estamos dialogando agora a necessidade de incluí-las na Plataforma da Classe Trabalhadora da CUT em 2014.” Juscelino Linhares, secretário geral do Sindicato APEOC e membro da CNTE.

As emendas tratam de dois eixos básicos vinculados ao debate sobre as garantias do direito à educação socialmente referenciada.

O primeiro é a Valorização dos Profissionais da Educação com a Nacionalização da Carreira Profissional mediante aprovação das Diretrizes Nacionais de Carreira em Lei Federal.

O segundo é a ampliação do Financiamento da Educação com a destinação de novos recursos para o fortalecimento do FUNDEB e a criação de um Fundo Nacional de Equalização Federativa e Qualidade da Educação.doc.cut.royalties

O Sindicato APEOC propôs uma resolução sobre o tema do Financiamento da Educação. O texto foi aprovado por unanimidade por todo o movimento sindical cutista do Ceará. (Veja íntegra da Resolução).

O professor Gilvan Azevedo, delegado da educação na 14ª Plenária Estatutária da CUT-Brasil, esclareceu que as propostas da educação devem ser encaminhadas para o debate nacional e inseridas na pauta da classe trabalhadora no próximo período:

Professor Gilvan Azevedo“Estamos preparados para defender com firmeza a Nacionalização da Carreira dos Profissionais da Educação. Vamos inserir o debate na pauta das eleições deste ano.” Professor Gilvan Azevedo – Diretor do Sindicato APEOC.

O secretário geral da CUT-Ce, professor Helder Nogueira, destacou que a aprovação da resolução sobre a ampliação do Financiamento da Educação é estratégica para o fortalecimento do debate nacional sobre o tema, principalmente no âmbito do PNE:

Helder Nogueira“A meta 20 do novo PNE precisa ser concretizada com a definição dos caminhos objetivos que devem efetivar a ampliação do financiamento educacional. A CUT-Ce e o Sindicato APEOC deram uma contribuição significativa para a inserção do tema na Plataforma da Classe Trabalhadora da CUT em 2014.” Professor Helder Nogueira.

O presidente do Sindicato APEOC e membro da Direção Nacional da CUT, professor Anízio Melo, destacou o papel do movimento sindical cutista na construção de um projeto de desenvolvimento sustentável que garanta e amplie direitos:

Anizio Melo, presidente do Sindicato APEOC“A 14ª Plenária Estatutária da CUT deve apontar caminhos para o aprofundamento das mudanças que o nosso país precisa e merece. Avançar nas conquistas e direitos faz parte do nosso projeto. Nós do Sindicato APEOC estamos contribuindo com propostas objetivas para a efetivação do direito à educação de qualidade.” Professor Anízio Melo.