Informes, Cobranças, Respostas e Encaminhamentos:
Na última sexta feira dia 28/01 na SEDUC a direção do Sindicato APEOC (Presidenta Maria da Penha, Secretário Jurídico Reginaldo Pinheiro, Sec. Assuntos Educacionais Sérgio Bezerra, Sec. Intersindical André Sabino, Tesoureiro Anizio Melo e a diretora sindical Paula Virgínia e uma representação do Movimento em Defesa do Concurso Público) foram recebidos pelo Secretário Executivo da Seduc Idilvan Alencar para tratar da seguinte pauta de reivindicações:
1. informes:
A Direção do Sindicato APEOC foi informada sobre mudanças na gestão da SEDUC, CREDES e SEFOR, como também, de criação e desmembramento de coordenadorias.
2. cobranças:
– Plano de Carreira – A Direção da APEOC solicitou nova reunião da Comissão Especial de Valorização do Magistério para afunilamento dos trabalhos e preparação da reunião com o GOVERNADOR para definição do organograma e calendário;
Ficou agendada para o dia 09 de fevereiro reunião da Comissão Especial do Magistério.
– Pendências:
Reajuste diferenciado, Pagamento da Progressão Horizontal 2009 e 2010, nivelamento salarial professor contratado por tempo determinado graduado ao salário dos professores efetivos referência 13, e computador do educador – Tema decorrente de cobrança que ficou para definição sobre encaminhamentos em reunião com o Governador;
– Convocação de professores concursados aprovados no último concurso para o magistério- O Secretário Executivo Idilvan Alencar confirmou com a Coordenadora de Gestão Marta Emília o compromisso de convocação dos aprovados – classificáveis – com o indicativo do mês de fevereiro;
– Respeito aos 45 dias de férias dos professores – na presença dos futuros gestores na nova forma de organização da SEFOR foi reconfirmado a orientação do cumprimento dos 45 dias de férias e que os 15 dias em questão devem ser respeitados nos calendários das escolas, tendo as mesmas autonomia para em consonância com o Sistema resolver os impasses locais;
– Ampliação da carga horária com consequente acréscimo remuneratório para os funcionários na educação – Foi reafirmado que a opção pela mudança de carga horária é extensiva para todos servidores efetivos da educação com função administrativa, técnica ou de serviços auxiliares, lotados nas Escolas, CREDES e SEDUC.
– Vale refeição para os professores e servidores temporários – O Sindicato APEOC reivindicou que o benefício do Vale Refeição seja universalizado para todos os profissionais da educação independente do tipo de vínculo de contratação. Idilvan Alencar, Secretário Executivo, repercutiu nossa reivindicação e se comprometeu a estudar a questão com brevidade.
– Infraestrutura energética nas Escolas – Quando da reunião com o Governador Cid Gomes em maio de 2010 a Direção da APEOC alertou para uma série de problemas nas escolas estaduais decorrentes de sobrecarga no sistema elétrico, em razão do superaquecimento da demanda de energia provocado pelo aumento de equipamentos nas escolas, sendo assim,necessário a instalação de subestações elétricas nas unidades escolares.
O exemplo apresentado foi a Escola Estadual Almeida Monte em Fortaleza De imediato foi acelerada a solução com a instalação da subestação. O fato é que há uma morosidade na liberação do funciomento das subestações elétricas nas escolas.
O Secretário Executivo informou prioridade da SEDUC nessa questão, inclusive com aporte de recursos financeiros e estruturação de Equipe de engenheiros na SEDUC.
Diante do fato localizado e geral foi cobrado explicações. O Secretário Executivo afirmou que a Coelce não está conseguindo dar celeridade ao processo de liberação das subestações e acrescentou que a SEDUc vai continuar cobrando da COELCE solução.
Em relação a situação específica da Escola Almeida Monte, o Secretário Executivo, se comprometeu a enviar um engenheiro da SEDUC de imediato para avaliar a situação in loco.
– Escola Dom Terceiro em Boa Viagem – Em recente visita do Sindicato APEOC na referida escola nos deparamos também com um grave problema de suporte energético deficitário, o que vem ocasionando a diminuição ou paralisação de diversos equipamentos eletrônicos para compensar as dificuldades como fornecimento elétrico naquela escola.
Na reunião o Sindicato solicitou tratamento para a situação, tendo, o Secretário Executivo, Idilvan Alencar se comprometido acelerar recebimento em audiência da direção escolar da Unidade Dom Terceiro de Boa Viagem.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
A LUTA CONTINUA!