A avaliação de políticas, programas e projetos sociais ainda não é uma prática comum, em geral vemos avaliações baseadas em aspectos quantitativos quando promovida pelos governos e com algumas inovações, no entanto, em números muito baixos, em pesquisas desenvolvidas em estudos de conclusão de curso.

Apresentamos neste estudo as repercussões sociais de um projeto desenvolvido na área de educação pelo setor público estadual, através da avaliação de impacto deste projeto. O projeto “Tempo de Avançar” foi implementado no Estado do Ceará (2000 a 2003), na modalidade de Educação de Jovens e Adultos nos níveis fundamental e médio, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Secretarias de Educação do Estado e dos Municípios do Ceará, com a metodologia do Telecurso 2000, tendo como objetivo corrigir a distorção idade/série e oferecer continuidade de estudos para a população que se encontrava fora da escola.

Representa um recorte da Tese de doutoramento nos remetendo as repercussões sociais e individuais do Projeto além dos indicadores de qualidade levantados para um curso de educação de jovens e adultos. Buscamos mostrar a validade da avaliação de política pública para a compreensão dessas políticas e os ensinamentos que podemos retirar para outras ações, assim como as possibilidades de diferentes olhares sobre a política desenvolvida.

Artigo completo na íntegra