A Câmara Municipal de Fortaleza, em noite bastante concorrida, fez a outorga do Título de Cidadão de Fortaleza, ontem, quarta-feira (dia 23/06), ao educador e sindicalista Anízio Melo. A comenda tem como autor o vereador Guilherme Sampaio (PT), que desenvolve um mandato dedicado, principalmente, à educação de Fortaleza, inclusive, presidindo a Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, da Casa Legislativa.

O reconhecido educador, Anízio Melo, é natural da cidade de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Chegou em Fortaleza no ano de 1979, aos 20 anos, e logo fixou residência na cidade. Cursou licenciatura em história, com especialização na área de ensino pela Universidade Estadual do Ceará e, desde o ano de 1984, é professor da Rede Estadual de Ensino.

Anízio Melo também se destaca pela militância em defesa da escola pública. É sindicalista, diretor do Sindicato APEOC, coordenador da Comissão de Defesa do Direito à Educação, membro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, integra a direção nacional da CUT, direção estadual do PT e da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). Já exerceu o cargo de coordenador do Fórum Unificado dos Servidores Públicos Estaduais, e de secretário da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado de Ceará.

O presidente da CNTE, professor Roberto Leão (pela primeira vez no Ceará), participou da solenidade de entrega do título de cidadão de Fortaleza ao professor Anízio Melo, assim como a professora Penha Alencar, o professor Juscelino Linhares, respectivamente, presidente e vice-presidente do Sindicato APEOC, e demais diretores da entidade classista.