O Sindicato APEOC finalizou nesta sexta-feira (14), mais um ciclo de Plenárias Regionais, desta vez realizadas virtualmente, sobre conjuntura nacional, estadual, campanha salarial 2020 e a discussão sobre o retorno ou não às aulas presenciais.
As plenárias contaram com a presença significativa de professores e profissionais da Educação de todas as CREDES e SEFOR que, durante o encontro, reforçaram e debateram alguns pontos do posicionamento do Sindicato APEOC e de sua resolução Política.
Um dos destaques da pauta foi o resultado das negociações da Campanha Salarial 2020 que, limitada pelo congelamento de salários imposto por Bolsonaro e pela morosidade descompromissada do governo Camilo, não possibilitou atender a total expectativa do magistério e muito menos a efetivação do que havia sido anunciado pelo próprio governador. Mesmo diante dessa conjuntura, nosso sindicato e categoria conseguiram alcançar o possível neste momento, arrancando promoções, gratificações das escolas profissionalizantes, convocações de parte dos concursados e comprometimento de reajuste de 12,84% para janeiro de 2022 (quando encerra o congelamento).
Esse resultado, aquém do esperado diante do próprio anúncio do governador, também deixa exposto a necessidade de ampliarmos a campanha pela derrubada do veto presidencial, que congela o salário dos servidores da educação até 2022, para que possamos retomar as negociações e exigir o cumprimento da pauta firmada e conquistada antes da pandemia e do congelamento de salários.
Além da derrubada do veto, a luta pela aprovação e regulamentação do Novo FUNDEB, pela correta aplicação dos precatórios do FUNDEF e a mobilização permanente em defesa do Piso Salarial do Magistério, também foram pontos consensuais entre os participantes.
A categoria reforçou ainda que o retorno às aulas presencias só deve acontecer com total segurança para professores, estudantes e toda a comunidade escolar. É necessário investimento do governo para adaptar as escolas e cumprimento de todos os protocolos sanitárias necessários para o funcionamento adequado das instituições de ensino.