O Sindicato APEOC, representado pelo presidente, Anizio Melo, pelo vice-presidente, Reginaldo Pinheiro, a tesoureira, Penha Alencar, o assessor sindical, Kim Lopes, e toda a assessoria jurídica da entidade, recebeu nesta segunda-feira (26), os candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil. Pela manhã, a candidata Roberta Vasques e à tarde foi a vez do candidato Erinaldo Dantas.

Na ocasião, o presidente Anizio Melo chamou atenção para os Precatórios do FUNDEF. Uma luta histórica do Sindicato APEOC, entidade pioneira nesse tipo de ação e com o maior número de vitórias judiciais no país. Já o vice-presidente, Reginaldo Pinheiro, que também é advogado, indagou sobre a interiorização da OAB, tendo em vista que a APEOC atua em todo do estado do Ceará.

Na pauta do Sindicato APEOC apresentada aos candidatos estão as seguintes demandas:

  • Maior agilidade no pagamento dos Precatórios do FUNDEF da rede estadual e redes municipais;
  • Para o Sindicato APEOC, a OAB deve ser mais atuante nas varas do interior, principalmente nas situações onde as prerrogativas do advogado são atacadas;
  • A posição da OAB sobre o projeto “Escola sem partido”, tendo em vista que os professores já estão sendo atacados por defensores desse projeto; e
  • O apoio da OAB para a viabilização do Novo FUNDEB.

Roberta Vasques mostrou-se sensível as demandas do Sindicato APEOC, afirmou que em sua gestão, a entidade pode ter a certeza de que terá o apoio da OAB. Falou ainda que defenderá a liberdade de expressão dos professores e que é compromisso da sua gestão, caso eleita, estruturar a OAB em todo o interior do Ceará.

Para o candidato Erinaldo Dantas, o atual momento político é extremamente delicado. Segundo ele, a OAB precisa se posicionar na garantia dos direitos trabalhistas, humanos e sociais. Erinaldo defendeu ainda que a escola pública não pode ter sua liberdade cerceada. Quanto a estrutura da ordem, o candidato afirmou que o serviço prestado à população será ampliado.

A eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará será na próxima quarta-feira (28).