Os profissionais da rede de ensino de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, elegeram a Comissão Municipal do Sindicato APEOC. O pleito ocorreu na tarde desta terça-feira (24). Até então, a cidade não contava com nenhuma representação do Sindicato. A assembleia reuniu dezenas de professores e funcionários da Educação e foi acompanhada pelo assessor jurídico, Ítalo Guerreiro, e pelo presidente da Comissão Municipal de Chorozinho, Alessandro Carvalho.

Após a votação, a comissão eleita se apresentou à categoria. O grupo é formado somente por professoras. São elas:

  • Presidente – Mônica Ferrer Cavalcante
  • Vice-Presidente – Yaponira Maria Chaves do Nascimento
  • Secretária – Joselina Machado Chagas
  • Tesoureira – Nivia Rodrigues Barbosa

Monica, presidente eleita, afirma que, além da falta de estrutura da rede de ensino, o município não incentiva os profissionais. “Não temos motivação por parte do município e não existe uma representatividade dentro dos conselhos. Vamos fiscalizar e estudar a fundo as leis municipais para termos nossos direitos respeitados e melhorarmos cada dia mais o nosso trabalho, com mais motivação”, afirmou.

Durante o encontro também foram esclarecidas dúvidas dos profissionais, principalmente no que diz respeito à legislação e aos direitos dos trabalhadores em Educação. A partir de agora, o grupo vai se reunir regularmente para definir uma pauta de luta e começar o processo de negociação com a Prefeitura.