O governo do Ceará, por meio da sua Procuradoria Geral do Estado (PGE), entrou com recurso na Justiça cobrando desconto de salário, de auxílio alimentação e de transporte de todos os dias da greve de 2009, além de trazer repercussões na quebra de interstício, o que promove graves complicações aos professores no que se refere a promoções ocorridas e até na aposentadoria. O desembargador do caso já havia decidido pela extinção do processo, mas o Governo/PGE solicitou que o mesmo reconsiderasse sua decisão e aplicasse penalidades aos professores.
Essa ação da PGE é uma afronta à liberdade sindical e um nefasto ataque aos professores, principalmente nesse momento em que a categoria tem se organizado e lutado pelo pagamento dos precatórios do FUNDEF pra todos, tendo realizado uma grande assembleia geral em 29/09, com nova assembleia geral marcada para dia 26/10. Diante disso, o Sindicato Apeoc convoca toda a categoria para enfrentar mais esse ataque absurdo e mostrar que não é com ameaças que se trata os professores, que tanto têm trazido orgulho ao nosso estado.
Nossos advogados também atuarão energicamente na esfera jurídica para que não seja realizado nenhum desconto dos professores. Lamentamos que o governo/PGE tenha essa vergonhosa postura nesses tempos tão difíceis pelos quais nosso país está passando.
Governadora Izolda Cela, não vire as costas para a educação, segure as rédeas da PGE e dialogue com o Sindicato Apeoc para continuarmos avançando nas pautas de interesse da categoria e na construção da melhor educação pública do país.