No segundo dia de visitas, nesta terça-feira (2), o Sindicato APEOC e as entidades estudantis visitaram a Escola Otávio Terceiro de Farias e a Escola de Ensino Profissionalizante Onélio Porto, no bairro José Walter, além do Liceu Domingos Brasileiro, no bairro Planalto Airton Senna.

Nas unidades, foram verificadas as condições sanitárias em conformidade com o Protocolo 18 e a Portaria do Ano Letivo de 2021, que preserva a autonomia da escola, facultando a estudantes e professores o ensino híbrido ou remoto.

Na primeira escola visitada, Otávio Terceiro de Farias, totem de álcool em gel e dispenser em todas as salas. Alguns reparos estão sendo feitos, as salas, apesar de climatizadas, têm janelas que podem ser abertas. A coordenação da unidade nos informou que na próxima sexta-feira (5), será realizada a consulta com a comunidade escolar, professores(as), estudantes e gestão para decidir sobre o retorno às aulas, de forma remota ou híbrida. Presenciamos ainda a entrega de kits de alimentação e chips de celular aos alunos.

Na segunda escola, a de ensino profissionalizante Onélio Porto, encontramos a unidade passando por reformas e tentando se adequar as determinações do Protocolo 18. Segundo a coordenação, em consulta com a comunidade escolar, houve a decisão de permanecer com aulas remotas, tendo em vista o aumento do número de casos da COVID-19, além de que a reforma impossibilitaria o retorno às aulas presenciais. A escola até tem totem de álcool em gel, tapetes sanitizantes, mas há a necessidade de muito investimento na estrutura. Quanto a distribuição de de chips de celular, a escola está fazendo a entrega aos alunos.

Na terceira escola visitada, o Liceu Domingos Brasileiro, foi decidido que o 3º ano será híbrido, o 2º ano remoto e o 1º ano remoto, com a primeira semana de acolhimento. Encontramos uma escola com totem de álcool em gel, tapetes sanitizantes e atendendo as regras de distanciamento nas salas.

Amanhã, quarta-feira, as escolas visitadas serão:

1- José de Barcelos
2- Paulo Benevides
3- José de Alencar

Participaram da visita de hoje, o presidente da APEOC, Anizio Melo, o vice-presidente, Reginaldo Pinheiro, os assessores Augusto Neto e Alan Faustino, William Matheus (UBES) e Vanessa Menezes (UNEFORT).