O presente artigo propõe-se a discutir o ensino da arte na escola, e como ela contribui para a democratização do espaço escolar e de uma gestão participativa, interagindo a comunidade escolar, pais, alunos, professores e funcionários, no cotidiano escolar. A vivência da arte a partir de projetos educativos que desenvolvam habilidades nos alunos, como dançar, dramatizar, tocar flauta, violão, teclado, pandeiro, ganzar, andar de perna de pau, dentre outras, contribui para a formação do aluno como ser pensante e autônomo, levando a prática da cidadania. A Arte-Educação na matriz curricular do Ensino Fundamental, e a Arte na matriz curricular do Ensino Médio, constam na Base Nacional Comum, devendo a escola implantá-la. Todavia, tanto a nível nacional como estadual, há um incentivo às escolas de trabalharem com a arte, proposta que é referendada pelos Referenciais Curriculares Básicos – RCB´s, Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN´s. De acordo com Teodoro (2001) as atividades artístico-culturais e a arte, de um modo geral, desempenham um papel importante na construção da cidadania, pois torna-se cidadão aquele que consegue o equilíbrio entre sua auto-estima e sua responsabilidade pelos demais seres, inclusive humanos. Kaminski (2002) apresenta a arte como uma possibilidade de experimentar formas alternativas de sentir e pensar, talvez gerando novas idéias que podem vir a ser, um dia, coletivas. Assim acontece o exercício da democracia, entendida como a construção de um espaço que busca o melhor para a comunidade escolar, dando oportunidade para que os alunos e professores desenvolvam suas habilidades, numa convivência com as diferenças e divergências, pois o espaço escolar é tecido de relações de convivência que devem estar sustentadas por valores democráticos. A gestão democrática na escola pública é um dos princípios que garantem a efetivação do processo educacional, segundo a Constituição Federal, artigo 206. Savater (1998) menciona a necessidade da “universalidade democrática que é o caráter humanizador da educação, de opor-se a toda e qualquer discriminação social, ética, de gênero, econômico, política e religiosa. Entendemos que a vivência d arte na escola possibilita a efetivação de uma gestão democrática e participativa, que é instrumento de construção da cidadania.
Tomé