A Assembléia Legislativa realizou na tarde de terça-feira (05/05), no Plenário 13 de Maio, uma sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Trabalho, comemorado na última sexta-feira (01/05). A solenidade foi uma iniciativa dos deputados Artur Bruno (PT), Professor Teodoro (PSDB) e Nelson Martins (PT), líder do Governo.
Iniciando a homenagem, Professor Teodoro apontou para as mudanças ocorridas nas relações de trabalho nos últimos anos. “Mudanças provocadas pelo uso da tecnologia. O escritório é em qualquer lugar que tenha uma conexão de internet. O trabalho mudou, em muitos casos se instalou dentro de casa. Está todo mundo conectado. Já não há uma necessidade de presença física para uma tarefa de equipe”, disse o parlamentar.
Já Artur Bruno falou das conquistas históricas obtidas pelo movimento sindical brasileiro, como a diminuição da carga horária semanal de 48 para 44 horas semanais. Ele apontou para o processo de mobilização pelo redução da atual jornada para 40 horas já que, segundo ele, “o Brasil ainda é um dos países que tem a maior carga horária semanal do mundo”.
O parlamentar reportou-se ainda “a grande contribuição democrática” que o Partido dos Trabalhadores deu ao País, nesse sentido. “Hoje nós temos liberdades políticas e democráticas”, disse.
Nelson Martins também ressaltou a evolução do movimento sindical. “Muitas vezes a primeira pergunta que a imprensa faz a um sindicalista ou a uma sindicalista quando chega o Dia do Trabalho é: tem alguma coisa a comemorar? Tem o que comemorar, mas tem ainda muitas coisas a serem conquistadas”, enfatizou o líder governista.
Receberam placas comemorativas as presidentes da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará (Sindicato APEOC), professora Maria da Penha Matos Alencar; da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, Sebastiana Faustino; da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, defensora Mariana Lobo; e as senhoras Francisca Valderez de Albuquerque e Maria Cleide Carlos Bernal.
Foram congratulados ainda o diretor da TV Assembléia, Leonardo Borba; o jornalista Valdemar Menezes, editor sênior e de opinião do jornal O Povo; o conselheiro estadual de Educação do Ceará, professor Jorgelito Cals de Oliveira; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, José de Freitas Uchoa; e o senhor José Flávio Maia Uchôa.
Também foram homenageados os presidentes da Central Única dos Trabalhadores, Francisco Jerônimo do Nascimento; do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (SIMEC), José Maria Pontes; da Associação dos Produtores Teatrais do Estado do Ceará, Carri Costa; e do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos no Sistema Penitenciário, Augusto César Coutinho.
Sessão solene em homenagem ao Dia Internacional do Trabalho.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social