Milhares de trabalhadores e estudantes ganharam as ruas de todo o Brasil para protestar contra a proposta de Reforma da Previdência do governo de Michel Temer nesta quarta-feira (15). Os atos foram convocados pelas centrais sindicais e pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. No Ceará, o Sindicato APEOC mobilizou a luta em Fortaleza e em diversos municípios do interior. Na capital, a concentração foi na Praça da Bandeira, no Centro. De lá os manifestantes seguiram pelas principais ruas do bairro. A primeira parada foi em frente à sede do INSS, na Rua Pedro Pereira. Os sindicalistas conseguiram entrar no prédio e estenderam um faixa do alto do edifício com a frase: “Temer Sai, Aposentadoria Fica”.

 

Anizio Melo, presidente da entidade, reforçou o grito da categoria pela manutenção do regime especial de aposentadoria dos educadores e pela permanência dos direitos, principalmente das mulheres. “Essa foi uma manifestação histórica. Mais de 30 mil pessoas em Fortaleza e outras tantas no interior fizeram do dia 15 de março um marco para a virada dos trabalhadores contra o golpe de Temer aos nossos direitos. Parabéns a todos os trabalhadores da Educação, do campo e da cidade, que responderam ao chamado do Sindicato APEOC e da CNTE. Hoje nós demos um grito de basta contra Temer e as reformas malditas. Fomos às ruas mostrar nossa indignação e virar essa página nefasta da nossa história”, disse Anizio.

Além de Fortaleza, o Sindicato APEOC promoveu atos e manifestações em Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, Aracoiaba, Crato, Juazeiro, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu. O vice-presidente do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, participou da mobilização na Região do Cariri. Os profissionais da Educação foram às ruas com faixas e cartazes. O dirigente também participou de entrevistas em emissoras de rádio para alertar os trabalhadores de todos os setores sobre o golpe contra a Previdência. No período da tarde, Reginaldo Pinheiro teve audiência na Prefeitura de Juazeiro do Norte para discutir a finalidade da aplicação dos recursos precatório FUNDEF.

Acompanhe as fotos dos atos em vários municípios do Ceará na fanpage do Sindicato APEOC no Facebook.