Na manhã desta sexta-feira (15) dirigentes do Sindicato APEOC estiveram na Conasp (Contabilidade e Consultoria Pública), em Fortaleza, para uma reunião sobre a análise de contas do município de São Gonçalo do Amarante. A APEOC foi representada pelo secretário-geral, Helano Maia; a presidente da Comissão Municipal, Marneide Aires; o vice-presidente Nilber Muniz; e o assessor sindical Kim Lopes. Estavam presentes representando o município o secretário de governo, Fred Parente; o secretário de Finanças, Fernando Damasceno; a secretária de Educação, Marineide Clementino; e o procurador João Bosco.

A reunião, solicitada pelo Sindicato APEOC, teve como objetivo analisar os dados financeiros da Prefeitura de São Gonçalo após a gestão afirmar que não tem como dar o reajuste salarial de 6,81%, conforme o piso, para os professores da rede municipal. A pauta é reivindicada pelo Sindicato APEOC desde o início deste ano. 

Na ocasião, foi apurado que 94% dos recursos do FUNDEB estão comprometidos com o pagamento dos salários dos professores. Assim, como encaminhamento, ficou agendado para o fim de agosto uma nova rodada de negociação entre Gestão Municipal e Sindicato APEOC para saber a possibilidade de avanço na remuneração dos profissionais do Magistério.