A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realiza nesta terça (20) e quarta-feira (21) o Seminário Nacional de Privatização e Mercantilização da Educação no Brasil. Com debates e apresentações de pesquisas, o objetivo do encontro é discutir a atual conjuntura da Educação e o processo de privatização do ensino público. O secretário de Assuntos dos Aposentados do Sindicato APEOC e secretário executivo da CNTE, Juscelino Linhares; o secretário executivo adjunto da CNTE, Alessandro Carvalho; e o representante da APEOC no CNE, Helder Nogueira; estão presentes no evento que ocorre no Hotel Nacional, em Brasília.

Durante o encontro, os trabalhos apresentados pretendem detectar os caminhos da terceirização da educação básica pública brasileira, com temas como a privatização do ensino superior público, o avanço da iniciativa privada na educação superior no Brasil e as consequências nas políticas educacionais, a sistematização das ações e as iniciativas das entidades para enfrentar os desafios com relação à privatização e mercantilização da educação no Brasil.

 

Um dos destaques do Seminário é o lançamento da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), criada após o governo federal impor a Portaria nº 577/17 e o Decreto de 27 de abril de 2017, que estabelecem nova composição do Fórum Nacional de Educação (FNE). Com isso, algumas entidades foram automaticamente excluídas, e outras decidiram sair da organização do FNE e criaram o Fórum Nacional Popular de Educação. A data e o local da Conferência serão divulgados posteriormente.

*Com informações do site da CNTE