O Sindicato APEOC realizou mais um grande encontro de educadores da capital e do interior do Estado para discutir a reformulação e readequação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Professores da Educação Básica, na rede pública de ensino do Ceará. Representantes de 62 municípios cearenses estiveram reunidos sábado (dia 25/09) em Fortaleza, das 09 às 17 horas no salão de eventos do Restaurante Caravelle. O Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração foi o assunto na pauta das discussões.

A categoria deseja sugerir ao governo do Estado um anteprojeto de lei que venha adequar o PCCR à lei do Piso Nacional de Salário dos Professores. Proposta que será enviada ao governo e este, posteriormente, submeterá à apreciação da Assembleia Legislativa a sugestão do Sindicato  APEOC.

O encontro que reuniu professores da capital e do interior do Estado teve como palestrante inicial o professor Anízio Melo, diretor da CUT Nacional e do Sindicato  APEOC, fazendo uma análise da conjuntura nacional e local. Em seguida o professor Juscelino Linhares, Secretário de Direitos Humanos da CNTE e Vice-Presidente do Sindicato  APEOC discorreu sobre as conquistas dos professores e profissionais da educação nos últimos anos.

O professor Sergio Bezerra, secretário para Assuntos Educacionais do Sindicato  APEOC, tratou da lei que dispõe sobre os funcionários da educação, e, encerrando o encontro o professor e advogado Reginaldo Pinheiro, secretário para Assuntos Jurídicos do Sindicato APEOC, comentou a proposta de adequação do Plano de Cargo Carreira e Salário do Magistério à Lei do Piso Nacional de Salário do Magistério.

A professora Penha Alencar, presidente do Sindicato APEOC, dirigiu os trabalhos e com apoio dos demais diretores da entidade classista que dirige, mediou todos os debates.

Um primeiro encontro de educadores da rede pública de ensino do Estado reuniu também em Fortaleza expressiva delegação de profissionais da educação. Isto durante três dias, 19, 20 e 21 de agosto passado. O tema “Carreira e Valorização do Magistério” estimulou as presenças de conferencistas do Rio de Janeiro, Brasília e Rio Grande do Sul, dentre eles, o conferencista Milton Canuto de Almeida, vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e consultor na área de Plano de Carreira e Planejamento da Educação.