Na manhã desta quinta-feira (23), o vice-presidente do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, teve uma audiência com a secretária de Educação de Solonópole, Gorete Pinheiro. O encontro foi para discutir uma pauta ampla de reivindicações da categoria, como o pagamento do reajuste salarial, a implantação de 1/3 da carga horária e a regulamentação das progressões horizontais.
A reunião foi acompanhada pelos membros da Comissão Municipal do Sindicato APEOC em Solonópole: Diana Marques (presidente), Wilker de Freitas (vice-presidente) e Hélia Maria (tesoureira). O assessor jurídico da Prefeitura, Max Carrieri, e o assessor jurídico do Sindicato APEOC, Augusto Neto, também participaram.
Encaminhamentos:
Reajuste de 7,64%: após a aprovação da lei que garante o reajuste de 7,64% aos profissionais da Educação de Solonópole, o Sindicato APEOC cobra a efetivação do pagamento. A Secretaria da Educação informou que o salário de março, que é pago em abril, já virá com aumento. O retroativo de janeiro será parcelado em duas vezes, sendo que a primeira parte será paga também em abril e a segunda parcela em maio.
Implantação de 1/3: o Sindicato APEOC reivindica a implantação de 1/3 da carga horária para atividades extraclasse, como planejamento. A entidade reconhece que esse é um direito dos profissionais da Educação e cobra a efetivação do benefício. A Secretaria da Educação garantiu que serão feitos os estudos técnicos para avaliar o impacto da medida na gestão das escolas e prometeu para julho um novo encontro para discutir o assunto.
Progressão Horizontal: mesmo depois de aprovado o regulamento que define as regras para a progressão, o benefício não foi efetivado. A Secretaria da Educação informou que será criada uma comissão para avaliar os profissionais que têm direito à progressão. O Sindicato APEOC vai cobrar o cumprimento do prazo de implantação.
A presidente da Comissão Municipal do Sindicato APEOC em Solonópole, Diana Marques, avalia que a negociação foi proveitosa. “Tivemos um debate produtivo e avançamos na conquista de alguns direitos. Temos ainda pendências a resolver, mas demos um importante passo na reunião de hoje”, reforçou.
Reginaldo Pinheiro e Augusto Neto também prestaram atendimento aos sócios do Sindicato APEOC na cidade e encaminharam algumas demandas particulares que precisam do apoio jurídico da entidade.
No período da tarde, os dirigentes também visitante o Fórum da cidade para acompanhar alguns processos judiciais de sócios, referentes a progressões, salários atrasados, etc.