Educação Especial e Inclusiva

Criado em 2013, o Coletivo de Educação Especial e Inclusiva é aberto a participação de todos os interessados e desenvolve atividades como visitas as escolas, promovendo rodas de conversa e debates, levantamentos sobre as condições de trabalho dos professores e discussões sobre as novas políticas inclusivas dentro dos espaços pedagógicos. Uma das últimas conquistas obtidas foi a inclusão da disciplina Libras no concurso público para professores do Estado do Ceará.

Responsáveis: Kelma Cristina Gomes, Glória Bernardino e Marco Aurélio da Costa.

Contato: kelmacsg@yahoo.com.br

Pluralitude

O Coletivo Pluralitude orgulhosamente enaltece nossa origem africana, os valores culturais e as diversas formas de resistência que marcam as lutas dos povos do Brasil em uma sociedade ainda pautada pelo racismo. O Coletivo tem como objetivo construir junto com a escola, os professores e toda a comunidade escolar, o respeito, a tolerância e a dignidade numa visão plural do ser humano na luta pela igualdade racial. O Pluralitude desenvolvendo ações nas escolas públicas como rodas de conversa, debates e palestras referentes ao tema, construindo assim uma caminhada junto aos estudantes.

Responsáveis: Kelma Cristina Gomes e Glória Bernardino.

Contato: kelmacsg@yahoo.com.br

Esporte e Educação

O Coletivo de Esporte e Educação foi criado na intenção de incentivar a prática de esportes entre os profissionais da educação, promover uma maior interação entre os participantes e fazê-los mais saudáveis através da prática de esportes. É responsável por realizar projetos como o Mestres no Esporte, apoia competições de ciclistas e patrocina atletas. É diretamente ligado à Secretaria Geral.

Responsáveis: Mikaelton Carantino e Helano Maia.

Contato: coletivodeesporte@apeoc.org.br

Mulheres

O Coletivo de Mulheres tem como objetivo aproximar as professoras das principais questões que afligem as mulheres em uma sociedade que ainda não as respeita de forma plena. Com diálogos fundamentais, o coletivo reflete sobre os desafios e contradições de uma sociedade machista e misógina. Com palestras, encontros e oficinas com as profissionais do magistério, o grupo considera importante contribuir para uma educação com tolerância e respeito diante de temas como a diversidade de gênero.

Responsáveis: Teresinha de Jesus dos Santos e Fernanda Sousa

Contato: fernandapt2012@gmail.com