Em concorrida solenidade na última segunda-feira (19), foi lançado o livro “RESISTÊNCIA, ROTA DE FUGA E REFÚGIO – O Cariri cearense na Ditadura Militar”, do professor, historiador e diretor de formação sindical do Sindicato APEOC, Aurélio Matias. O lançamento ocorreu na XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. O presidente Anizio Melo esteve presente no evento.
Além de professores e estudantes, importantes personagens da História do Ceará que lutaram contra a Ditadura Militar prestigiaram o evento, como: Ermengarda Sobreira, Eudoro Santana, Mário e Pedro Albuquerque, Benedito Bizerril, Abel Rodrigues, Inácio Arruda, Helena Serra Azul, Mariano Freitas e Argentina Meneses.
A obra retrata como se deu a Ditadura Militar na Região do Cariri cearense. O livro tem o mérito ainda de trazer à tona memórias que estavam nas sombras, relatos inéditos de quem viveu no regime autoritário.
Para o presidente Anízio Melo, o livro é importante em tempos onde a Democracia está ameaçada. No dia do historiador, a obra lembra o que a sociedade não pode esquecer.