O Sindicato APEOC, entidade que representa os profissionais da Educação do Ceará, lamenta o falecimento da presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP/MT), Jocilene Barboza, e do secretário de Articulação Sindical e ex-presidente da entidade, entre 1998 e 2006, Júlio César Viana. Ambos foram vítimas de um acidente na BR 163, em Diamantino, a 209 km de Cuiabá, quando a caminhonete em que estavam deslizou na pista e bateu de frente com uma carreta.

Jocilene Barboza era militante sindical desde 1995, tendo atuado no SINTEP/MT como secretária de funcionários, secretária-geral e vice-presidente, até ser eleita em 29 de junho de 2018 como a primeira mulher, negra e funcionária de escola, à presidência do sindicato.

O professor Júlio Cesar Martins Viana iniciou sua militância sindical em 1984. Durante sua trajetória como sindicalista, foi protagonista da construção histórica do movimento sindical do Mato Grosso, ajudando a criar o primeiro Estatuto do SINTEP/MT e sendo diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Mato Grosso por duas gestões sucessivas, de 2003 a 2009.

O Sindicato APEOC reforça os sentimentos de solidariedade e pesar pelo falecimento destes dois grandes profissionais que lutaram pela qualidade e valorização dos profissionais da Educação e deixaram suas marcas na Educação Pública do Estado do Mato Grosso. Deixamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos por estas inestimáveis perdas.