O Sindicato APEOC, representado pelo vice-presidente estadual, Reginaldo Pinheiro, participou nesta terça-feira (22), de uma assembleia com os professores de Palmácia, para discutir a Campanha Salarial 2019. O sindicato reivindica o reajuste do Piso na carreira que implica em 4,17% para os profissionais da Educação, a discussão do Plano de Carreira que garanta uma evolução para os professores, tendo em vista que o atual Plano não tem permitido esse avanço.
Durante a assembleia, foi aprovada a reivindicação para a ampliação definitiva de cargo-horária, ou seja, os professores que tem 20h, poderão ampliar para 40h/, conforme vem ocorrendo na rede estadual de ensino.
O vice-presidente, juntamente com a Comissão Municipal de Palmácia, participaram ainda de audiências com o prefeito e a secretária de Educação para apresentação da pauta de reivindicações que inclui:
- Reajuste Salarial;
- Plano de Cargos e Carreiras;
- Previdência; e
- Ampliação de carga horária.
A perspectiva do Sindicato APEOC e da Comissão Municipal é de que as demandas sejam atendidas o quanto antes e que o bom diálogo que tem se estabelecido até o momento seja um fator importante para as tomadas de decisões.
Em 2018 o Sindicato APEOC conquistou durante uma mesa de negociação com a gestão municipal,o reajuste salarial de 14% no enquadramento da carreira para cerca de 56 professores recém- graduados do último concurso. Com isso, os profissionais da Educação passam a ter um percentual de 17% de aumento. Para os professores de Nível Médio, o reajuste conquistado foi de 6,81%, retroativo a janeiro. Demais profissionais, 3%, também retroativo a janeiro.
Além disso, acompanhou a aprovação da Mensagem de Lei que garante o Piso Nacional do Magistério, inclusive para professores contratados por tempo determinado, reajuste salarial para professores e funcionários da Educação e a correção remuneratória para concursados que ainda recebiam como professores de Nível Médio.