O Sindicato APEOC em Acaraú, representado pela presidente da Comissão Municipal, professora Adriana Sousa, e pela Direção Estadual, por meio do presidente professor Anízio e do vice-presidente professor Reginaldo Pinheiro, além da Banca de Advogados Aldairton Carvalho, anuncia mais uma importante conquista para os profissionais da educação do município. Após o envio de ofício à Prefeitura e a divulgação da liberação dos recursos do precatório do FUNDEF da rede municipal — ambas ações de autoria da APEOC —, a gestão municipal anunciou, em suas redes sociais, que irá instalar a comissão que acompanhará o pagamento aos professores e professoras beneficiados.

A criação desta comissão é uma demanda da categoria e uma pauta essencial defendida pelo Sindicato APEOC. Ela garante maior transparência, controle social e participação dos profissionais da educação na destinação correta dos recursos. O valor total do precatório ultrapassa os 90 milhões de reais, sendo que a primeira parcela, equivalente a 40% — cerca de 30 milhões de reais —, será dividida entre os docentes contemplados, conforme os critérios legais e decisões judiciais que asseguram o direito à valorização do magistério.

Lembrando que uma grande assembleia com a categoria foi realizada em 2023, demonstrando a unidade da categoria em prol dos recursos do antigo FUNDEF para a valorização da educação.

O Sindicato APEOC reafirma seu compromisso com a defesa da educação pública e a valorização dos profissionais da rede municipal. Seguirá acompanhando de perto, juntamente com a Banca de Advogados Aldairton Carvalho, todas as etapas do processo, sempre em diálogo com a categoria. Ressaltamos que qualquer informação oficial e segura deve ser buscada diretamente junto ao Sindicato APEOC, que permanece vigilante e atuante em nome dos direitos dos educadores.