O Programa “Educação em Debate” na Rádio Cidade AM 860, uma produção do Sindicato APEOC, discutiu no último sábado (8), os desafios e conquistas da Educação Inclusiva e a Greve Geral de 14 de junho. A luta é contra os cortes da Educação, a luta por novas fontes de financiamento, com a aprovação do Novo FUNDEB, repúdio à DEFORMA da Previdência e homologação do Concurso para Professor da Rede Estadual do Ceará.

Como convidada do programa, a professora Gloria Bernadinho, membro do Coletivo APEOC de Educação Inclusiva, além dos debatedores fixos, Helder Cordeiro, Marcos Fábio, Kim Lopes e Dyhonstas Fernandes.

O editorial desta edição falou sobre a mobilização dos profissionais da Educação para a Greve Geral do dia 14 de junho. O Sindicato APEOC já oficializou ao Governo do Estado o dia de paralisação na rede estadual. A ordem é parar interior e capital.

Já Gloria Bernardino falou das políticas de incentivo à Educação Inclusiva, dos avanços educacionais com o aumento do número de matriculas de alunos com necessidades especiais no Ceará. Ressaltou ainda o que precisa ser potencializado para que mais pessoas possam ter acesso à Educação especializada, com estrutura acessível e profissionais capacitados.

O Professor Marcos Fabio falou sobre a perseguição ao servidor público, que sempre é alvo dos governos quando o assunto é cortes no orçamento. “Para se investir em um pais é preciso investir em Educação, e não vejo motivo para nós servidores pagarmos essa conta que não é nossa”, finalizou o docente.

O jornalista Helder Cordeiro parabenizou as escolas públicas pelo ótimo desempenho na 11º Edição do Programa Escola Nota Dez, que premiou 337 escolas em 182 dos 184 municípios cearenses.

Kim Lopes reforçou durante o programa a agenda de mobilizações e as maratonas que estão sendo realizadas para somar esforços na luta em defesa da Educação, de melhorias na Educação pública e contra o retrocesso.

O Programa “Educação em Debate” vai ao ar todos os sábados, ao vivo, de 11h às 12h, na Rádio Cidade AM 860 e tem reprise aos domingos de 7h às 8h. Para participar, basta entrar em contato pelos telefones: Fixo: (85) 3198-8877 ou WhatsApp: (85) 98138-6374.

Ouça O programa na integra!