O Programa “Educação em Debate” na Rádio Cidade AM 860, uma produção do Sindicato APEOC, discutiu no último sábado (18), as repercussões das manifestações no último dia 15 de maio. A união entre as entidades sindicais, movimentos sociais, estudantes e trabalhadores, que foram às ruas protestar contra as ações do Governo Federal: Reforma da Previdência e Cortes na Educação.

Como convidado do programa, o diretor da APEOC na Região do Cariri, o professor Aurélio Matias. Como debatedores fixos, Helder Cordeiro, Marcos Fábio, Kim Lopes e Dyhonstas Fernandes.

O editorial desta edição tratou dos resultados da Greve Nacional da Educação, que superou todas as expectativas, exaltando o êxito do ato, assegurando o chamamento para o dia 14 de junho, na Greve Geral.

O professor Aurélio Matias falou da incapacidade do governo Bolsonaro, e respondeu sobre os comentários do presidente sobre as manifestações. Falou ainda da crise econômica, social e política que hoje vive o pais. Para ele, as manifestações mostraram para o presidente a insatisfação das escolas, das universidades, da sociedade organizada e dos setores populares.

Kim Lopes, professor e assessor Sindical da APEOC, falou da dimensão do ato que teve como foco a Reforma da Previdência e do protagonismo da juventude, os cortes na Educação. Chamou atenção para a presença da juventude e dos movimentos estudantis na manifestação. Kim Lopes falou ainda da falta de projetos do atual Governo Federal para a Educação, a falta de discussão sobre o PNE, sobre o Financiamento da Educação e Novo FUNDEB. Acrescentou ainda a concepção ideológica do atual governo.

Já o jornalista Helder Cordeiro, exaltou a competência e as ações do Sindicato APEOC para a realização do movimento em defesa da Educação e dos seus profissionais. Explanou ainda a necessidade de reflexão sobre a Importância dos investimentos na Educação. Falou sobre as ações do Governo Estadual, que tem demorado para efetivar a Pauta Estadual da Educação.

O Professor Marcos Fabio iniciou sua fala com a seguinte frase “ Enquanto estávamos nas ruas sendo chamados de inúteis, o Ministro da Educação culpava os governos passados resultados negativos na Educação. Mas o que está sendo feito para melhorar o setor neste momento?Ressaltou o exemplo dos países de primeiro mundo que investiram na Educação como algo primordial.

Sobre a reunião com o governador foi colocado que o Sindicato APEOC não aceita retrocesso e que vai continuar as negociações para garantir o direito da classe trabalhadora na Educação deste estado.

O Programa “Educação em Debate” vai ao ar todos os sábados, ao vivo, de 11h às 12h, na Rádio Cidade AM 860 e tem reprise aos domingos de 7h às 8h. Para participar, basta entrar em contato pelos telefones: Fixo: (85) 3198-8877 ou WhatsApp: (85) 98138-6374.

Ouça O programa na integra!