O Programa “Educação em Debate” na Rádio Cidade AM 860, uma produção do Sindicato APEOC, debateu no último sábado (11), as mobilizações unificadas em prol da Greve Nacional da Educação. Na pauta de discussão, tópicos que estão no contexto da greve e que motivaram as intermediações entre os debatedores. Reforma da Previdência, cortes nas universidades, Financiamento da Educação e a Pauta Estadual da Educação foram os principais destaques.

Como convidado, o vice-presidente do Sindicato APEOC, Professor Reginaldo Pinheiro, e os debatedores fixos, o jornalista Helder Cordeiro, Marcos Fábio, Kim Lopes e Dyhonstas Fernandes.

O vice-presidente do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, convidado desta semana, falou das mobilizações e das ações unificadas entre diversas instituições sindicais, movimentos sociais, entidades estudantis e a classe trabalhadora. Para ele, a unidade pode fazer toda a diferença contra os males que o governo vem propondo para o pais, e de que é preciso ir às ruas lutar pelo o que é direito. Ressaltou o convite para a Greve Nacional no dia 15 de maio, com concentração na Praça da Bandeira, às 8 horas.

Kim Lopes, professor e assessor Sindical da APEOC, alertou para a encruzilhada que a classe trabalhadora tem vivenciado, vendo a retirada de direitos. Ressaltou ainda que a proposta de reforma será derrotada nas ruas pela classe trabalhadora.

Para o jornalista Helder Cordeiro, além de clareza e coesão, está faltando seriedade para tratar de Previdência no Brasil. Para ele, se o sistema de “puxadinho” continuar no Brasil, em pouco tempo teremos um novo montante a ser custeado pelos trabalhadores em pouquíssimo tempo.

Já o Professor Marcos Fabio iniciou sua fala com o seguinte com trecho dá música “ Orós” do compositor cearense Raimundo Fagner, “ Não é só falar de seca, não tem só seca no sertão”. O texto foi uma comparação para a seguinte frase: “ Não é só falar de Previdência, tem muita roubalheira na contramão”. O docente destacou ainda os prejuízos à classe trabalhadora, em especial aos profissionais da Educação.

O Programa “Educação em Debate” vai ao ar todos os sábados, ao vivo, de 11h às 12h, na Rádio Cidade AM 860 e tem reprise aos domingos de 7h às 8h. Para participar, basta entrar em contato pelos telefones: Fixo: (85) 3198-8877 ou WhatsApp: (85) 98138-6374.

Ouça O programa na integra!