O Programa “Educação em Debate” na Rádio Cidade AM 860, uma produção do Sindicato APEOC, discutiu no último sábado (26), as mobilizações para o segundo Dia em Defesa da Educação, marcado para o dia 30 de maio. O ato que tem à frente das articulações o movimento estudantil, tem como pauta a aprovação do Novo FUNDEB; Contra a Lei da Mordaça; em defesa das Universidades e Institutos Federais; Royalties do Pré-sal para a Educação; contra a DEFORMA da Previdência; e por estrutura de qualidade nas Escolas Públicas.

Como convidado do programa, a presidente da União dos Estudantes no Ceará (UNE), Quézia Gomes, e o diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Jonathan Sales. Como debatedores fixos, Helder Cordeiro, Marcos Fábio, Kim Lopes e Dyhonstas Fernandes.

O editorial desta edição tratou do Pioneirismo do Sindicato APEOC em defesa do financiamento da Educação, de um Novo FUNDEB com mais recursos e participação da União.

O Professor Marcos Fabio iniciou sua fala sobre o financiamento da Educação relembrando o episódio do Deputado Gastão Vieira (PROS-MA), que quis se retirar da Comissão de Educação quando o Presidente da APEOC, Anizio Melo, iniciou a discussão sobre os Precatórios do FUNDEF. Exaltou ainda o trabalho da APEOC que tem lutado para garantir novas fontes de recursos e alertando a população para o fim do atual FUNDEB.

Já o jornalista Helder Cordeiro reforçou que a Educação tem que ser tratada como prioridade no Brasil.

A presidente da União Brasileira dos Estudantes (UNE), falou dos ataques que tem sofrido a Educação e de quem dela precisa, do sucateamento das Universidades Públicas, da agressão sofrida pelos estudantes na reunião da Comissão de Educação no Congresso Nacional.

O Programa “Educação em Debate” vai ao ar todos os sábados, ao vivo, de 11h às 12h, na Rádio Cidade AM 860 e tem reprise aos domingos de 7h às 8h. Para participar, basta entrar em contato pelos telefones: Fixo: (85) 3198-8877 ou WhatsApp: (85) 98138-6374.

Ouça O programa na integra!