O Programa “Educação em Debate” na Rádio Cidade AM 860, uma produção do Sindicato APEOC, discutiu no último sábado (04), ações em prol dos Precatórios do FUNDEF, na qual o Sindicato APEOC tem se destacado, tratou ainda de ações anunciadas pelo atual Governo como o contingenciamento de recursos da Educação, corte de verbas para as Universidades e Institutos Federais e Reforma da Previdência.

Como convidado, o assessor jurídico do Sindicato APEOC, Fabiano Aldo Alves e os debatedores fixos, o jornalista Helder Cordeiro, Marcos Fábio e Dyhonstas Fernandes.

O editorial do Programa abordou as ações do atual do Governo quanto ao Ministério da Educação, entre elas, as avaliações de desenvolvimento estudantil, os cortes de recursos para universidades e institutos federais.

Segundo dados divulgados através de um estudo da Câmara dos Deputados, o valor investido nos três níveis de ensino: básico, técnico e superior, previsto no orçamento do MEC, teve redução de 11,7% entre 2014 e 2018: caiu de R$ 117,3 bilhões para R$ 103,5 bilhões. Sem contar que os investimentos em Educação no Brasil caíram em 56% nos últimos quatro anos.

Kim Lopes, professor e assessor Sindical da APEOC, chamou a atenção da sociedade para os cortes que a Educação vem sofrendo, incluindo a redução de 30% nos recursos destinados às Universidades e Institutos Federais. Destacou ainda que para o atual governo, a Educação continua sem rumo.

Professor Marcos Fabio, iniciou sua fala lembrando a frase do fundador da APEOC, professor Jaime Alencar, “Sem Educação não há Cidadania”, uma frase que resume bem a importância da Educação para a formação dos cidadãos. Destacou ainda que a ideologia do atual governo parece contra esse processo de formação cidadã, apresentando teorias atrasadas e sem nenhum fundamento.

O convidado da semana, Fabiano Alves, autor de quase 20 mil ações judiciais promovidas pelo Sindicato APEOC, falou da representação do Sindicato APEOC na luta pelos Precatórios do FUNDEF e efetivação dos direitos dos profissionais da Educação. O advogado falou também sobre a proposta de Reforma da Previdência. Para ele, o projeto apresentado não é uma Reforma e muito menos existe uma “Nova Previdência”, o que realmente está ocorrendo é a destruição do sistema previdenciário brasileiro.  A Previdência vem sendo agredida desde o governo de Fernando Henrique, e agora querem dar o golpe final, criando um monstro contra o trabalhador.

Durante o debate, o convidado respondeu a vários outros questionamentos sobre a reforma da Previdência, elencando pontos sobre como fica na realidade para os trabalhadores, servidores públicos e a sociedade como um todo.

O programa exibiu ainda reportagens sobre as principais ações do Sindicato APEOC, como a Frente Norte/Nordeste em Defesa da Educação na Paraíba, Precatórios do FUNDEF e Greve Nacional da Educação.

O Programa “Educação em Debate” vai ao ar todos os sábados, ao vivo, de 11h às 12h, na Rádio Cidade AM 860 e tem reprise aos domingos de 7h às 8h. Para participar, basta entrar em contato pelos telefones: Fixo: (85) 3198-8877 ou WhatsApp: (85) 98138-6374.

Ouça O programa na integra!