O Sindicato APEOC, representado pelo secretário de Comunicação e diretor da CNTE, professor Alessandro Carvalho, o presidente da Comissão Municipal de Santana do Acaraú, professor Francisco Clemilton da Costa, e o assessor sindical Kim Lopes, foi convidado para uma audiência pública na Câmara Municipal para tratar de reajuste do Piso do Magistério, financiamento da Educação e Precatório do FUNDEF.

O professor Alessandro Carvalho falou na Tribuna sobre a importância do NOVO FUNDEB, o grande avanço no financiamento que essa nova fonte representa e defendeu a aplicação do reajuste de 14,95% na Carreira do Magistério. Foi discutido ainda o andamento do processo do Precatório do FUNDEF da rede municipal. O Município já protocolou judicialmente o pedido de expedição do precatório do FUNDEF, mas o pleito ainda não foi analisado pelo juiz da 18º vara federal da seção judiciária do Ceará, onde tramita a ação.

Sobre o reajuste, foi ressaltada a posição do Sindicato APEOC e da CNTE, tanto no Estado, como nos Municípios, da aplicação do Piso na Carreira, refutando o direcionamento irresponsável da Confederação Nacional dos Municípios, que quer propiciar um verdadeiro calote no reajuste dos(as) professores(as).

Como encaminhamento da audiência, será redigido um documento defendendo a aplicação do reajuste do Piso na Carreira do Magistério municipal, que será encaminhado ao Executivo solicitando que um Projeto de Lei sobre o reajuste dos(as) professores(as) seja enviado o quanto antes à Câmara Municipal.

Também estiveram presentes na audiência o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Domingos Sávio, o presidente da Casa, vereador Dr. Tarcísio, e os vereadores Júnior Carneiro, Jorge Car, Betânia e Eulina Canafistula, além de dezenas de profissionais da educação.