A presidente da Comissão Municipal do Sindicato APEOC, Marneide Aires, protocolou ofício do presidente da entidade, Anizio Melo, na Prefeitura para exigir o envio do projeto de lei à Câmara que trata da adequação salarial dos professores do Básico I. Na última audiência com o prefeito Cláudio Pinho, o gestor se comprometeu em mandar ao Legislativo tanto o projeto de lei que garante o reajuste salarial de 6,29% quanto a mensagem que adequa o salário dos professores do Básico I, mas até agora apenas o projeto que trata do aumento chegou à Câmara.

Veja o Ofício AQUI.

Diante da dificuldade, o Sindicato APEOC exige que a Prefeitura cumpra o acordo firmado na última audiência e envie, com urgência, o referido projeto de lei, já que os vereadores devem apreciar a matéria na sessão desta quarta-feira (14).

Marneide Aires esteve na sede do Sindicato APEOC na manhã desta segunda (12) para compartilhar com a direção estadual os problemas enfrentados em São Gonçalo do Amarante. Ela se reuniu com o presidente Anizio Melo e o assessor jurídico, Ítalo Bezerra, que prestaram todo o apoio necessário para fortalecer a luta na cidade.

Entenda o caso

Desde o início do ano, a Comissão Municipal do Sindicato APEOC em São Gonçalo do Amarante vem lutando para efetivar a pauta de reivindicações da categoria. Foram realizadas várias audiências de negociação com a Prefeitura. Um dos pontos já encaminhados foi o reajuste salarial. A categoria aceitou o percentual apresentado pelo Município, que é de 6,29%, desde que as outras pautas também fossem atendidas. Uma delas diz respeito à adequação do salário base dos docentes do Básico I, que chegam a receber até R$ 420,00 a menos que os professores do Básico II. Além disso, a Comissão Municipal reivindica o pagamento de 50% do décimo terceiro no mês de junho; e a participação da categoria na reformulação do Plano de Cargos e Carreiras. Os professores também cobram o pagamento de gratificações dos professores contemplados com ampliação definitiva com base na nova remuneração.