Na terça-feira (21), o assessor sindical da APEOC, Roque Melo, reuniu-se com o consultor financeiro, André Carvalho, para discutir algumas ações no município de Solonópole. A pauta consiste em reajuste salarial 2020 e adequação da tabela salarial referente a aposentadoria.

Sobre o segundo ponto, os professores graduados, especialistas, mestres e doutores têm uma gratificação por cada titulação. A discussão é sobre a concessão dessa gratificação no ato de aposentadoria, onde o valor da gratificação pelos títulos não está sendo repassado para as aposentadorias, ou seja, ao se aposentar, os servidores estão perdendo suas gratificações.

A luta da APEOC é pela incorporação das gratificações ou modificações da Lei de Previdência para permitir que essa gratificação do professor possa ser levada para a aposentadoria.

A administração municipal apresentou um pacote de propostas para discussão com a APEOC e demais representantes. Uma delas é com relação ao índice de reajuste do Piso de 12.84%, onde a gestão pretende implantar em janeiro 5% de reajuste no vencimento base para todos os níveis da carreira, chega a 8% em maio e a complementação para os 12.84% em agosto. Além disso, a gestão pretende incorporar as gratificações aos rendimentos base, resolvendo o problema da Previdência, a implantação de 1/3 da jornada de trabalho para atividade extraclasse e progressão com previsão para março de 2020.

A proposta dever ser debatida durante a assembleia-geral com os professores na quinta-feira (23), ás 17 horas, na Câmara Municipal.