Dirigentes do Sindicato APEOC realizaram no último sábado (07) uma assembleia geral com os profissionais da Educação da cidade de Tauá, interior do estado. No encontro, os profissionais discutiram reivindicações da categoria como a implantação de 1/3 de horas para atividades extraclasse, 13º salário remunerado, quinquênio, precatório do Fundef e licença-prêmio. Após a reunião, houve sorteio de prêmios em comemoração ao Dia do Professor.

Estavam presentes o assessor jurídico do Sindicato APEOC, Ítalo Bezerra; o assessor sindical, Roque Melo; o representante municipal de Fortaleza, Mikaelton Carantino; e os membros da Comissão Municipal de Tauá, cujo presidente é o professo Auci Oliveira.

Atividades extraclasse

Durante a reunião, o Sindicato APEOC informou que continuará cobrando a efetivação da implantação de 1/3 da carga horária para atividades extraclasse para a Educação Infantil e Fundamental I, pois algumas escolas ainda não tiveram a exigência atendida. Na última reunião ocorrida no dia 11 de agosto, a Prefeitura afirmou que está fazendo estudos e dará uma resposta em breve.

13º salário

Os docentes também foram informados sobre as ações judiciais referentes ao pagamento do 13º salário remunerado dos anos de 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015. Mesmo após muitas cobranças, a Prefeitura não apresentou ainda propostas de negociação, e os processos esperam a decisão da Justiça.

Precatório do Fundef e Fundeb

Está confirmado o pagamento do precatório do Fundef de Tauá em 2018. Sobre o Fundeb, os dirigentes afirmaram que a APEOC orientou a Prefeitura a seguir as orientações do manual do FNDE sobre a aplicabilidade de forma legal dos recursos na Educação. O Sindicato continuará lutando para garantir que pelo menos 60% da verba seja destinada aos docentes.

Quinquênio e Licença-prêmio

Sobre os quinquênios, a assessoria jurídica da entidade informou que entrará com um pedido na Justiça para que seja feito o pagamento do benefício aos profissionais que não receberam o recurso. Aos servidores com mais de cinco anos de atuação e que desejam receber licença-prêmio, foi dada a orientação de procurarem a Secretaria de Administração do município para dar entrada no pedido.

PCCR

Uma audiência com a secretária de Educação será solicitada para tratar da reformulação do Plano de Cargas, Carreiras e Remuneração do Magistério; e sobre o não pagamento dos professores temporários, reivindicações urgentes da categoria.

Dia do Professor

Após a reunião, foram feitos sorteios de prêmios em homenagem ao Dia do Professor, comemorado no próximo dia 15 de outubro. Foram sorteados eletrodomésticos; produtos de cama, mesa e banho; entre outros.