Na sexta-feira (18), o Sindicato APEOC, representado pelo assessor sindical, Roque Melo, participou de uma sessão na Câmara Municipal de Uruoca, para tratar de demandas da destinação do recurso oriundo dos Precatórios do FUNDEF. Durante a sessão, os representantes da APEOC e do sindicato dos servidores municipais subiram à tribuna da casa para falar das ações que envolvem a qualidade da Educação e a valorização dos seus profissionais.

Roque Melo fez uma retrospectiva da luta do Sindicato APEOC para garantir a correta destinação do Precatório do FUNDEF no município, com a subvinculação de 60% para o Magistério e 40% para investimentos na Educação e pagamento de funcionários.

O prefeito de Uruoca, presente na sessão, foi indagado sobre a disposição antes demonstrada em relação a destinação do recurso. Em encontros passados com a categoria o gestor mostrou-se aberto ao diálogo e a proposta de repasse do recurso para valorização da Educação e de seus profissionais. Ele reforçou a sua disposição, mesmo tendo alguns impasses a serem enfrentados pela administração, e cobrou a efetivação de uma segurança jurídica para efetuar o pagamento.

O prefeito afirmou ainda que havendo o desbloqueio do recurso, imediatamente sentará com as representações sindicais, APEOC e Servidores Municipais para discutir a destinação dos recursos e a busca da segurança jurídica. Atualmente o precatório municipal está avaliado em aproximadamente R$ 7 milhões de reais, que estão bloqueados por determinação judicial.