O Secretário de Assuntos jurídicos do Sindicato APEOC, Professor Maurício Manoel, foi ouvido pelo Jornal O Povo sobre o novo projeto do Ensino Médio. O docente esclareceu pontos importantes da matéria que deverá ser votada em breve no Congresso Nacional. Veja a reportagem abaixo.
Sobre o processo de construção do projeto, o professor Maurício Manoel, diretor de assuntos jurídicos do Sindicato Apeoc e especialista em políti- cas públicas para a Educação, comentou que o MEC restaurou o Fórum Nacional de Educação e abriu diálogo com os professo- res das escolas públicas.
“E o principal, ouviu os mais capacitados no assunto: os professores das escolas públicas, os quais, após implantação e execução do ensino médio vigente, identificaram que ele deveria ser revogado urgentemente, pois representa um atraso para a educação das juventudes em inúmeros âmbitos, bem como desqualifica a educação e torna rasa a formação do estudante ao final do ensino médio”, comentou.
O professor ainda avaliou que a situação do novo ensino médio está “insustentável nas escolas, com queixas de todos os que usufruem da educação pública”. Em relação à nova proposta, Maurício destacou pontos positivos do texto, mas avalia que ainda são necessários ajustes.
“A proposta ainda precisa ser ajustada em alguns pontos específicos, mas já modifica para melhor, e muito, o atual ensino médio, imposto por meio de uma medida provisória. Dentre as principais melhorias, está o retorno de disciplinas que ha- viam perdido carga horária obrigatória, o fim das famigeradas eletivas ocupando espaço das disciplinas essenciais, a ampliação da carga horária mínima da formação geral básica”, acrescentou.
VEJA A MATÉRIA COMPLETA