A decisão da CIB (Comitê de Intergestores Bipartite), em impor a vacinação dos professores atrelada à assinatura de um termo obrigando o retorno às aulas presenciais, colocou em risco a vida de várias pessoas. Desde o primeiro minuto que soubemos desse absurdo atuamos para derrubar esse desrespeito a vida dos profissionais da educação.

A APEOC diante do desrespeito anunciado protocolou um mandado de segurança contra essa decisão e conseguiu êxito, garantindo que cada professor fosse vacinado sem chantagem.

Itapiúna também foi uma das cidades cearenses onde os gestores municipais, seguindo as diretrizes da CIB, negou o direito de vacinação aos professores.

O Sindicato APEOC entrou em ação por meio do corpo jurídico e um dos representantes da Região do Maciço de Baturité, Jurandir Sousa, que, articulados com professores, vereadores, gestores de escolas, pressionaram o secretário de saúde em reunião ampla, virtual, e este continuou irredutível.

Foram dias tensos, mas não desistimos. Com a decisão favorável conquistada por nosso Sindicato Apeoc, divulgado na noite de quarta-feira, a pressão se abateu sobre a Secretaria local – vitória da categoria! – levando-a à decisão de vacinar os profissionais de educação na manhã da última quinta-feira (10) sem imposição de nenhum termo, como sempre pleiteamos.

Como diz nosso presidente Anizio Melo, é preciso acreditar e lutar para conquistar!