Em live transmitida na quinta-feira (11), Anizio Melo, coordenador da Frente Norte e Nordeste, debateu com Guilherme Lucas, diretor de escolas técnicas da UMES SP, a urgência na aprovação do Novo FUNDEB para a Educação. A live pode ser assistida na integra no instagram da UMES SP (@umes.sp).

Fazendo um panorama geral sobre o que é e como funciona o FUNDEB, Anizio destacou sua necessidade para a Educação e seus profissionais. Anizio também chamou atenção para o futuro incerto do fundo, que tem prazo de encerramento para o fim de 2020. Sem o FUNDEB, tudo o que foi conquistado para a valorização da Educação brasileira será perdido.

O Novo FUNDEB, proposta que vem sendo discutida no Congresso Nacional através da PEC 15/15, de relatoria da deputada Dorinha (DEM-TO), propõe que o fundo se torne permanente, recebendo mais repasses da União e também dos royalties do pré-sal. A previsão é de que o projeto seja votado até agosto.

A parceria que o Sindicato APEOC vem construindo com entidades estudantis e o quanto isso tem sido importante na luta pelas pautas da Educação pública também foi debatido. Anizio relembrou que categoria e estudantes precisam mais uma vez estar lado a lado para que o Congresso Nacional dê celeridade à aprovação da PEC 15/15.