Aconteceu na noite desta sexta-feira, 01, na Assembleia Legislativa do Ceará, o lançamento dos livros das séries “Saberes e Fazeres da Educação” e “Conhecimento Africano e Afro-brasileiro”, produzidos por professores da Rede Básica de Ensino e Superior. As obras foram apresentadas pelos professores Dr. Estanislau Ferreira Bié, Dr. Henrique Cunha Junior e a Mestra Maria Saraiva da Silva.

O presidente da APEOC, Anizio Melo, e os diretores Maurício Manoel e Paulo César estiveram presentes. “Esses livros estão sendo lançados para preencher uma lacuna, pois é muito difícil encontrar conteúdo sobre diversidade étnico-racial, para colocar em prática a Lei 10639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira'”, comentou Paulo César.

Para Tiago Souza de Jesus, mestrando em Educação na UFC, professor do estado e um dos autores, essa construção serviu para encontrar pontos em comum entre os demais autores. “Essa ideia partiu de mim, pois o primeiro capítulo da minha dissertação é sobre autobiografia. Sugeri que o livro fosse feito com depoimentos autobiográficos. Nossas histórias têm pontos em comum, como as relações familiares com o quintal de casa, algo bem presente na cultura Africana, e as histórias de violência e superação”, ressaltou.

Os livros apresentam reflexões e práticas docentes da EEFM Parque Presidente Vargas, apontamentos críticos sobre educação e sociedade, além da política educacional no Brasil com contextos e práticas. Segundo a professora Marlene Pereira, essas publicações tornam o conteúdo mais acessível. “Eles trazem conhecimento sobre a nossa história, cultura. Foi uma maneira de dar voz para autores que têm um bom conteúdo, mas não conseguem publicar”, frisou.

“Apoiamos e entendemos que esse projeto contribui muito com a nossa formação continuada de nós professores, professoras”, comentou o presidente Anizio Melo.