O dia 1° de setembro é marcado pelo dia do educador físico, profissional que trabalha diretamente com a promoção da saúde e qualidade de vida dos seus alunos. A data escolhida para homenagear os trabalhadores refere-se ao dia em que a Lei N° 9.696/98, que regulamenta a profissão, entrou em vigor. Para o Sindicato APEOC, o trabalho do profissional de Educação Física é essencial no processo de ensino e aprendizagem, pois estimula o desenvolvimento físico, mental e ainda auxilia na manutenção da saúde.

A diretoria do Sindicato APEOC conta com três educadores físicos, o secretário geral, Helano Maia; o secretário de Assuntos de Imprensa e Divulgação, Leorne Nogueira; e a suplente de diretoria, Paula Carvalho.

Educadora e atleta

Para Paula Carvalho, 67 anos, ser educadora física foi a realização de um sonho. Vinda de uma família de atletas, Paula fez parte da primeira turma do curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza. Se formou junto com mãe e um irmão, que compartilhavam o mesmo desejo de transformar a Educação por meio de atividades físicas.

O primeiro contato de Paula com o Magistério foi em 1973, quando atuou como professora substituta. No dia 1º de agosto de 1974 começou a trajetória na rede estadual como docente efetiva, que durou quase 28 anos. Além das aulas, a gestão escolar também fez parte de jornada. Ela destacou que sempre lutou pela valorização dos profissionais da área e para que as aulas de Educação Física não saíssem da matriz curricular das escolas.

A educadora física comemora o dia com orgulho e acredita que a Educação Física tem papel fundamental para o ensino: “Não é só a hora do lazer, é preparar o aluno para o dia a dia”, festejou Paula.