Duas categorias realizaram manifestação na manhã e tarde desta quarta-feira, 25, no Palácio da Abolição, no Meireles, pedindo a imediata convocação de aprovados em concursos realizados no ano de 2018. O pedido é para o chamamento dos mais de três mil professores aprovados pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e dos 1.485 técnicos de diversas áreas aprovados no concurso da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em certames realizados há dois anos. As manifestações ocorreram do lado de fora do Palácio da Abolição, durante as lives do governador Camilo Santana (PT).
“O governador Camilo Santana, ao invés de sentar com a categoria de várias áreas para definir um cronograma de convocação, fica fazendo live no Instagram e não resolve a questão e coloca muito mais dúvidas”, afirma o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Lotados nas Secretarias De Educação e de Cultura do Estado do Ceará e das Secretarias ou Departamentos de Educação e/ou Cultura dos Municípios do Ceará (Apeoc), Anízio Melo. O pedido dele é para que o governador “respeite os concursos já realizados e homologados depois de muita luta”.
Na manifestação, a engenheira agrônoma aprovada no concurso de 2018 para a Ematerce, Valéria Ramos, espera que a promessa de convocação para o início do próximo ano seja cumprida.
Segundo Melo, alguns dos 3.701 professores aprovados no concurso de 2018 estão contratados e trabalhando como temporários, recebendo menos. Enquanto isso, as negociações para realizar a convocação estão paralisadas. Nesta quinta-feira, 26, o Apeoc Sindicato deve realizar uma reunião para definir um cronograma de manifestações, segundo Anízio, respeitando o protocolo da saúde contra a pandemia. “Pedimos ao governador que, ao invés de fazer campanha eleitoral por meio das redes sociais, ele respeite os concursos já realizados”, alfineta e conclui que existem as escolas, existem os alunos, existem as vagas, o que precisa existir são os professores.
No início da noite, os manifestantes foram recebidos pelo secretário da Casa Civil em Exercício, Flávio Ataliba, e o secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins. Na reunião sobre a convocação dos professores, Ataliba afirmou, segundo Anízio Melo, que a mesa de estudo entre a Seplag e Sefaz estava sendo retomada para a convocação inicial de 2.500 professores. Esse relatório será enviado ao governador do Estado.
Em nota, a Secretaria da Educação (Seduc) informa que um cronograma de nomeações foi estabelecido pelo Governo do Ceará, em conjunto com o Apeoc Sindicato, em reunião realizada no último dia 31 de julho de 2020. Dessa forma, a primeira convocação ficou prevista para janeiro de 2021.
Na nota, o Governo do Estado ressalta que, nos últimos anos, o Ceará tem priorizado a forma de ingresso de profissionais na rede pública estadual de ensino por meio de concurso público de provas e títulos para as diversas disciplinas do Ensino Médio. Em todos os certames, cada etapa foi concluída da forma prevista. Todos os classificados e classificáveis foram convocados dentro da vigência.
Durante live nas redes socais desta quarta-feira, dia 25, o governador Camilo Santana confirmou que a convocação será a partir desta data acertada: janeiro de 2021. A data estipulada também é aplicada para o concurso da Ematerce.