A Diretoria Executiva do Sindicato dos Professores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc) deliberou, em reunião nesta sexta-feira, 3, por uma paralisação no dia 22 de março, às 9h, em frente à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), para pressionar o governo do Estado a avançar na conclusão das negociações da Campanha Salarial 2023.
Entre as reivindicações da categoria estão o fim da taxação de 14% dos aposentados, a valorização dos funcionários da educação e a convocação de todos os 612 aprovados no último concurso que estão em cadastro reserva.
“Nosso Sindicato iniciará, na próxima semana, as visitas às escolas, chamando toda a categoria para a paralisação do dia 22, mobilizando nas redes sociais e reafirmando que não vamos abrir mão do reajuste de 14,95% para todos, retroativo e na carreira, já!”, destaca o presidente da Apeoc, Anízio Melo.
O dia 22 de março será o Dia Nacional de Luta e Mobilização pela Aplicação do Piso na Carreira, pela Educação e pela Democracia e será puxado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e sindicatos filiados.
REUNIÃO COM GOVERNO
Uma mesa de negociação da Apeoc com governo do Estado aconteceu nesta quinta-feira, 2, no Palácio da Abolição. Conforme informação da Apeoc, o governo do Estado afirmou que a política de valorização dos professores, conquistada pela associação em 2011, deve continuar. O secretário-chefe da Casa Civil, Max Quintino, informou que a Secretaria do Planejamento (Seplag) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz) ainda não concluíram as projeções de receitas e despesas do governo para 2023.
“Queremos a continuidade da política de valorização da carreira, com aplicação do reajuste de 14,95% para todos e retroativo a janeiro. Vamos fortalecer a mobilização e pressionar o governo Elmano (PT) para atender as demandas de nossa categoria”, ressaltou professor Anízio.
Uma nova mesa de negociação ficou agendada para o próximo dia 14 de março, entre Apeoc, Seplag, Sefaz e Secretaria da Educação (Seduc), para finalizar os impactos financeiros, mediante projeções em andamento pelo planejamento e fazenda do Estado.
No encontro, além dos representantes da Apeoc, participaram representando o governo do Estado, Waldemir Catanho (secretário da Articulação Política), Nelson Martins (assessor do Governador), Eliana Estrela (secretária da Educação), Stella Cavalcante (secretária executiva da SEDUC) e Marta Emília da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep-Seduc).
Texto: Anderson Alves