O Sindicato APEOC, representado pelo vice-presidente, professor Reginaldo Pinheiro, protocolou, nesta segunda-feira (31), ofício na SEDUC, com proposta de implantação de sala multifuncional para atendimento educacional especializado na EEM Professora Diva Cabral. Presentes, representantes do Grupo de Estudos Psicopedagógicos GEPTEA – UFC/FACED, Associação de pais e amigos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEAmo) e mães de estudantes com deficiência.

O documento é uma reivindicação de pais e mães de alunos com deficiência, elaborada em conjunto com a Dra. Marisa Ribeiro, professora do atendimento especializado da EEFM Professor Jacinto Botelho, com o apoio do Sindicato APEOC, com a TEA (Associação TEAmo), e grupo de estudos Psicopedagógicos – GEAPTEA, da Faculdade de Educação da UFC que buscam o cumprimento da lei que garante o direito à Educação inclusiva para pessoas com deficiência, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. De acordo com a Política Nacional de Educação Especial e com a Constituição de 1988, é dever do Estado garantir a oferta do atendimento especializado, a formação continuada de professores(as) para AEE, formação dos profissionais da Educação e comunidade escolar.

O vice-presidente da APEOC articulou junto à secretária-executiva do ensino médio da SEDUC e demais secretárias responsáveis audiência para dialogar sobre essa necessidade de implementação da SRM na escola EEM Professora Diva Cabral, e que as demais escolas que apresentam a mesma necessidade estejam aptas para a oferta desse serviço da educação especial na perspectiva inclusiva.

De acordo com as partes requerentes os estudantes com deficiência necessitam desse serviço. E ainda enfatizam a necessidade de políticas efetivas de formação continuada para professores e demais profissionais da educação.

O Sindicato APEOC também tem lutado por outras pautas que também visam beneficiar aos estudantes com deficiência e seus responsáveis dentro do ambiente educacional.

Estiveram presentes na reunião a professora Marisa Ribeiro, que representa a associação TEAmo e as mães dos estudantes com deficiência, Vitória Lúcia Barbosa e Zulay Josefina Hernandez.