Nesta terça-feira (09), Anizio Melo presidente do Sindicato APEOC, e a dirigente, Josilma Frota, receberam a visita do cantor, compositor, músico e agitador cultural, Bernardo Neto.
Natural de Fortaleza, Bernardo foi criado na Barra do Ceará, onde se tornou referência no bairro da região oeste da capital. Há uma identificação mútua entre o artista e o local tanto que a Barra se tornou tema de uma de suas canções.
O Sindicato APEOC tem como compromisso com a cidadania, estimulado a expansão e divulgação da cultura, esporte e arte cearenses.
Bernardo Neto, conhecido por cantar o Ceará, é um artista interessado em deixar registrado no tempo o compromisso do homem com a vida e a poesia. Desenvolve há muito tempo um trabalho musical que só tem merecido aplauso e reconhecimento.
Um dos seus mais recentes trabalhos é o CD ´Ceamaraíba´, projeto autoral que reúne músicas dele e de parceiros de longa data, como o maranhense Cacá Farias e o paraibano Marcos Santos. O resultado aponta para uma amostra da produção musical desse outro eixo, distante do Rio-São Paulo, onde os três chegaram a morar, consolidando um trabalho em conjunto e buscando maior divulgação para suas músicas. O disco tem direção musical de Tarcísio Sardinha.
O Artista comemora em 2019 seus 40 anos de música cearense. Viajou por diversos estados com algumas de suas principais canções como “O Canto Cearense “e “Sumaré”. A Música “Canto Cearense”, feita em parceria com Carlos Farias, conquistou o 1º lugar no Festival da Canção, realizado em Niterói –RJ, e integra o documentário do filme Iracema dos Lábios de Mel, produzido por Carlos Coimbra, cineasta paulista.
Em alguns dos seus mútuos trabalhos Bernardo Neto, guarda em seu repertório parcerias com poetas e escritores como Moreira Campos, Manoel Coelho Raposo, Caetano Ximenes Aragão e Francisco Carvalho. O artista tem ainda um trabalho homenageando a poetisa Cora Coralina, onde musicou “A Superstição é Imortal”.
Em âmbito nacional evidenciou parcerias com renomados nomes da nossa literatura como: Carlos Drummond Andrade, Millôr Fernandes, Ziraldo, Ruben Braga, Cora Coralina, Chico Antônio Irapuru, Raquel de Queiroz e Fernando Sabino.