O Sindicato APEOC, representado pelo professor Alessandro Carvalho, presidente da Comissão Municipal de Chorozinho e diretor executivo adjunto da CNTE, participou nesta terça-feira (27), de uma Sessão Ordinária para esclarecimento sobre os Precatórios do FUNDEF, na Câmara de Vereadores de Boa Viagem.

A participação da APEOC foi um convite da vereadora Vera Lúcia Cavalcante e do presidente da casa, Antonio Alves Barbosa Junior. A Comissão Municipal de Boa Viagem, também esteve presente, representada pela presidente, Socorro Leocadio e o vice, Antonio Ivandir.  Alessandro Carvalho expôs a situação dos precatórios do FUNDEF do município, que está suspenso em decorrência de uma ação rescisória da União, que bloqueou a liberação do recurso em caráter liminar. O Sindicato APEOC defende que 60% do recurso seja destinado à valorização dos professores e com os 40% restantes o pagamento dos trabalhadores da Educação.

A presidente da Comissão Municipal, Socorro Leocádio, destacou ainda a falta de reajuste do Magistério nos últimos dois anos, com perdas salariais para categoria. Já o vice, Antônio Ivandir, fez esclarecimentos sobre o plano de aplicação dos recursos oriundos dos precatórios apresentado pelo município, que apesar de prometer destinar parte dos recursos ao pagamento dos professores em caráter de bonificação, não especifica que 60% irá para o Magistério.

Por fim, os diretores sindicais fizeram diversos esclarecimentos aos vereadores e público presente, destacando a luta do Sindicato APEOC quanto aos Precatórios do FUNDEF, das pautas nacionais em defesa da Educação Pública e da valorização de seus profissionais como o Novo FUNDEB.