Dirigentes do Sindicato APEOC realizaram uma Assembleia com os professores de Boa Viagem para discutir as principais pautas de interesse da categoria. A reunião, que foi organizada pela Comissão Municipal do Sindicato, teve a presença do vice-presidente estadual, Reginaldo Pinheiro; do presidente da Comissão Municipal de Tauá, Auci Oliveira; e do advogado da banca contratada para acompanhar os precatórios do Fundef, Vanderlei Marques. Na ocasião, algumas das pautas discutidas foram sobre o processo da Ampliação Definitiva de Carga Horária, Reajuste Salarial e Eleição do Conselho do Fundeb. O evento ocorreu na última sexta-feira (27).

Ampliação Definitiva de Carga Horária

Na reunião, os professores receberam informações sobre o processo da Ampliação Definitiva de Carga Horária, tanto em ações coletivas como nas individuais.

No âmbito coletivo, o Sindicato APEOC ingressou com uma ação solicitando a antecipação de tutela que suspende o decreto da prefeita de Boa Viagem, Aline Vieira. Anteriormente, ela havia revogado os atos de 156 professores da rede municipal. A ação da APEOC foi atendida. A Prefeitura solicitou uma reconsideração do juiz responsável pelo processo, ele negou e manteve os efeitos da liminar.

Nas ações individuais, o Sindicato APEOC fez as contestações de todos os processos e continua acompanhando os casos. Os docentes da cidade estão assegurados pela ação da entidade.

Reajuste Salarial

No evento foram repassados aos docentes os informes sobre a Campanha Salarial. Os dirigentes do Sindicato APEOC estiveram na Prefeitura Municipal cobrando o reajuste salarial da categoria. A prefeita declarou que, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, o reajuste poderia ser um abono.

Na Assembleia, a categoria decidiu que não  abre mão do reajuste. O Sindicato APEOC continuará na luta pelo direito dos profissionais da Educação.

Eleição do Conselho do Fundeb

Na reunião, os professores escolheram dois representantes da categoria para compor o Conselho do Fundeb. Por meio de votação, o professor Cícero do Vale Dias foi eleito titular, e o professor Ivandir Vieira como suplente.

Atividades extraclasse

A presidente da Comissão Municipal do Sindicato APEOC de Boa Viagem, Socorro Leocádio, reivindicou à prefeita Aline Vieira a ampliação de 1/5 para 1/3 da carga horária dos professores para atividades extraclasse. A gestora ficou de avaliar a pauta solicitada.

Precatório do Fundef

Foi apresentada aos professores de Pedra Branca a história de luta do Sindicato APEOC pela destinação do Precatório do Fundef aos profissionais da Educação. Na ocasião, a categoria aceitou ser representada pela banca responsável pelo processo dos precatórios na Justiça. A tese do Sindicato APEOC é que 60% do valor seja destinado à valorização do Magistério, e os 40% restantes à Educação.