A direção do Sindicato APEOC e os membros da Comissão Municipal de Itaitinga realizaram nesta sexta-feira (27) um dia de mobilização com os profissionais da Educação da cidade. Durante todo o dia, os dirigentes da entidade visitaram escolas, participaram de uma audiência com o procurador Geral do município, e promoveram uma Assembleia Geral com os professores.

Estavam presentes o presidente estadual do Sindicato APEOC, Anizio Melo; o assessor jurídico, Augusto Neto; o representante municipal de Fortaleza, Mikaelton Carantino; e a presidente e a secretária da Comissão Municipal de Itaitinga, Mônica Ferrer e Joselina Machado, respectivamente.

Visitas às escolas

Durante todo o dia, o Sindicato APEOC visitou os professores das escolas de ensino fundamental Manoel Novais de Oliveira, Valmique Sampaio de Albuquerque e Jardim de Fátima. Nos encontros, Anizio Melo falou sobre a conjuntura política do país, que vive um cenário de golpes e retrocessos; os precatórios do Fundef; e reforçou a importância da luta pela permanência e revitalização das fontes de financiamento da Educação Pública, através de um pacto nacional em defesa da construção de um Novo Fundeb. Os docentes presentes também foram convidados a participar da Assembleia Geral dos servidores da Educação para deliberar sobre as principais lutas no município.

Prefeitura

Na sede da Prefeitura, os dirigentes do Sindicato APEOC se reuniram com o procurador Geral do município, Cícero Bezerra Viana. No encontro, foi entregue um ofício solicitando à Prefeitura a liberação das servidoras da Comissão Municipal para o exercício de mandato sindical, como prevê a lei. Também foram discutidas algumas reivindicações da categoria, como a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração; a universalização do 1/3 para atividades extraclasses, entre outras. O Sindicato também cobrou uma audiência com o prefeito Abel Cercelino Rangel.

Assembleia Geral

O encontro ocorreu na sede do Sindicato APEOC em Itaitinga. Os sócios da Comissão Municipal discutiram a conjuntura política e econômica, financiamento da Educação e a proposta do Novo Fundeb. O presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, liderou a atividade e, ao final, distribui brindes entre os presentes.