Na noite da quarta-feira (23), professores, profissionais das Educação e a população do município de Cedro, localizado na região centro-sul do estado, realizaram uma grande carreata pelas ruas da cidade em apoio a greve unificada Sindicato APEOC e Sindicato dos Servidores Municipais do Cedro.
Os profissionais deflagraram greve no período manhã desta quarta, após a prefeitura não deferir acordo referente aos Precatórios do FUNDEF. Desde 2017, a APEOC e a categoria lutam para garantir o rateio dos Precatórios do FUNDEF de Cedro para a Educação.
A APEOC defende que 60% seja destinado para a valorização do Magistério e 40% para manutenção da rede de ensino e pagamento de funcionários. Esta forma de rateio vem sendo constantemente negada pela administração municipal, que se ampara na decisão do Tribunal de Contas da União e insiste em não reconhecer o direito do Magistério.
O Sindicato tem lutado ainda pela transparência da gestão municipal quanto aos gastos públicos, desde que a gestão municipal vem descumprindo a decisão do TCU e tem realizado gastos com o recurso dos Precatórios sem aprovação do Plenário Municipal.
Diante deste agravo reforçamos apoio aos profissionais que aderiram à greve e reafirmamos a continuidade da luta em defesa da Educação de qualidade onde seus profissionais sejam valorizados.