O Sindicato APEOC esteve na Prefeitura de Chaval para tratar de pautas de interesse dos docentes do município. A principal reivindicação foi o pagamento dos salários atrasados dos professores temporários e dos demais servidores da Educação que são pagos com 40% dos recursos do Fundeb. O vencimento de setembro até hoje ainda não foi pago. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (30).

A reunião teve a presença da presidente da Comissão Municipal do Sindicato APEOC de Chaval, Fátima do Nascimento (Mocinha); do assessor jurídico do Sindicato APEOC, Ítalo Bezerra, e dos membros do Conselho do Fundeb. O prefeito de Chaval, Sebastião Sotero; e o secretário de Educação, Fábio Costa, também estavam presentes.

No encontro, a Prefeitura declarou que está aguardando o Complemento da União para efetuar o pagamento dos professores e dos demais servidores. A previsão é que a verba seja repassada até o dia 03 de novembro.

O Sindicato também pediu explicações para uma transferência de R$ 180.000 das contas do Fundeb para o Fundo de Participação do Municípios (FPM). A Prefeitura argumentou que esse dinheiro tinha sido deslocado do FPM para o Fundeb em setembro, para complementar as despesas com Educação. Agora, o que ocorreu foi a devolução do recurso.

Conselho do Fundeb

Na manhã desta segunda-feira (30), os membros do Conselho do Fundeb de Chaval receberam uma capacitação promovida pelo Sindicato APEOC. A entidade deu instruções sobre  fiscalização dos recursos, e como o Conselho pode atuar na melhoria da Educação. O treinamento foi realizado pelo assessor jurídico, Ítalo Bezerra, no auditório da Secretaria de Educação do município.