Para tratar sobre as reivindicações dos profissionais do Magistério de Chorozinho, a Comissão Municipal do Sindicato APEOC participou de mais uma reunião com a Prefeitura. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Francisco de Castro Menezes Junior; a procuradora do município, Francisca Marinho; e a secretária de Educação, Célia Marinho. O encontro, que marcou a reabertura da Mesa de Negociação Permanente, ocorreu na última quarta-feira (11), no Paço Municipal. Saiba quais foram os principais encaminhamentos:

Piso na Carreira

A pauta, já discutida e negociada em janeiro de 2018, foi reafirmada. O reajuste salarial dos professores é de 6,81%.

Aumento do interstício entre os níveis

Os dirigentes Alessandro Carvalho e Cleilson Coelho reivindicaram o aumento do interstício entre os níveis de professores graduados e especialistas. A Gestão Municipal afirmou que irá realizar um estudo de impactos financeiros, com a participação da APEOC, para analisar o possível aumento do percentual entre os diferentes níveis da carreira do Magistério.

Efetivação da progressão horizontal

O Sindicato APEOC cobrou da Prefeitura de Chorozinho uma efetivação da progressão horizontal na Carreira do Magistério, que apesar de prevista em lei, nunca foi efetivada. A gestão afirmou que a pauta será incluída no estudo de impacto financeiro, e após isso, será discutida na Mesa de Negociação.

Gratificação para profissionais que desempenham função de Secretários Escolares

A gratificação para agentes administrativos que desempenham a função de Secretários Escolares é paga, mas a APEOC reivindica que a Prefeitura regule-a por meio de uma lei municipal. A pauta será encaminhada junto com a lei que modificará as gratificações dos servidores municipais.

Dia do pagamento do servidor

Os dirigentes reivindicaram ao prefeito uma lei que estabeleça o dia de pagamento do servidor. Na reunião, ficou confirmado que será feito uma emenda aditiva ao Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Chorozinho incluindo uma data limite para o pagamento dos servidores, que será o dia 10 do mês subsequente ao trabalhado, conforme já deliberado em Assembleia Geral da categoria.

Ajuste da carga horária dos professores da Educação Infantil e Fundamental I

A pauta de ajuste da carga horária dos professores da Educação Infantil e Fundamental I, reivindicada pelo Sindicato APEOC desde 2017, foi acolhida pelo prefeito e pela secretária de Educação de Chorozinho. O ajuste será feito a partir do início do segundo semestre deste ano.

Portaria com regras de lotação

Na reunião, o Sindicato APEOC reivindicou a criação de uma portaria com regras de lotação. A entidade e a Prefeitura não chegaram em um entendimento sobre a pauta, mas a administração municipal se comprometeu a continuar realizando a lotação a bem do serviço público.