IMG 20160606 WA0010p

Aceitando convite do Secretário da Educação do Estado, Idilvan Alencar, e do representante dos professores que ocuparam a Seduc no dia 02/06, George Bezerra, o Presidente do Sindicato APEOC, Prof. Anízio Melo, na qualidade de representante da categoria dos profissionais da educação, resolveu participar de reunião de mediação com os envolvidos na questão.

Os professores que ocuparam a Seduc já haviam solicitado, desde a sexta-feira (03/06), ao Presidente do Sindicato APEOC, a participação direta do Prof. Anízio na mediação para resolver o conflito entre a Secretaria de Educação e os ocupantes. A referida solicitação foi reiterada na manhã de segunda-feira (06/06), quando, às 7h da manhã, George Bezerra, representando os professores que ocuparam a Seduc, entrou em contato, através de telefone, com o Presidente do sindicato APEOC, Anízio Melo, solicitando sua presença na Seduc.

Em seguida, o Secretário da Educação do Estado, Idilvan Alencar, também entrou em contato com o Presidente do Sindicato APEOC solicitando sua participação no encontro com professores que ocupavam a Seduc.

Em nome do bom senso, e com o intuito de evitar maiores danos ao conjunto dos trabalhadores da educação, principalmente pela situação dos professores empossados que estavam na iminência de exaurimento do prazo legal para regularizarem a entrada em exercício na rede pública estadual, bem como os transtornos com o atraso de salários dos trabalhadores terceirizados da Secretaria da Educação, o encontro conciliatório ocorreu para evitar maiores atrasos nos processos de pagamento dos servidores e mostrou-se fundamental para pacificar a categoria, garantindo, com isso, a continuidade da nossa luta.

Participaram do encontro: o Presidente do Sindicato APEOC, o Secretário da Educação, um membro da Defensoria Pública do Ceará, dois representantes da OAB e o professor representante da ocupação.

Após uma série de falas, ficou registrado, em Ata, o compromisso de desocupação imediata da Secretaria de Educação mediante uma nova reunião da Comissão Ampliada de Negociação APEOC-SEDUC, na terça-feira (07/06), tendo, como pauta, três itens constantes das últimas negociações:

  • Portaria para afastamento de professores para cursos de aperfeiçoamento;
  • PCA x PCE;
  • Legislação de contratação de professores temporários.

O Sindicato APEOC reafirma seu compromisso com a categoria, com a sociedade de forma geral, e, inexoravelmente, com a democracia e suas instâncias e instituições, que devem ser preservadas para muito além do ódio, da demagogia e do sectarismo. Convocamos a unidade de todos para enfrentar o golpe que está sendo engendrado contra as conquistas da classe trabalhadora.

O Secretário de Educação do Estado, Idilvan Alencar, assumiu o compromisso de não realizar nenhuma retaliação administrativa e/ou judicial contra os professores responsáveis, e participantes, pela ocupação da Seduc.